Prefeitura de São Roque está pronta para iniciar a vacinação contra a covid-19



A Prefeitura da Estância Turística de São Roque está pronta para iniciar a vacinação contra a covid-19. O governo do prefeito Guto Issa organizou 60 mil kits para de vacinação e aguarda informações do Governo do Estado sobre a quantidade e cronograma de entrega das doses da vacina contra o coronavírus.


“Estamos prontos para iniciar a vacinação dos grupos prioritários contra o coronavírus. Esta é uma demanda importantíssima e nosso governo não deixará sua população desamparada”, afirmou o Prefeito Guto Issa

Os 60 mil kits de vacinação são compostos por seringas, agulhas, luvas, máscaras e EPIs recomendados pelo Ministério da Saúde para fazer a aplicação e imunizar os grupos prioritários da população assim que recebermos as vacinas contra o covid-19.

A previsão para a primeira etapa de vacinação em São Roque é de que 15 mil pessoas vacinadas, sendo 12 mil idosos e 3 mil profissionais de saúde, indígenas e quilombolas.

O Cronograma completo será divulgado assim que recebermos as informações do Governo Estadual quanto a imunização.

A cidade terá 10 pontos de vacinação, com procedimentos realizados à domicílio, drive-thru e nas unidades de saúde.

Governo Guto Issa testa servidores

O prefeito de São Roque, Guto Issa, determinou que todos os servidores públicos sejam testados para covid-19. A medida faz parte da estratégia de combate à pandemia do coronavírs e visa preservar a saúde do funcionalismo e da própria população, que é atendida por estes profissionais.

“Estratégia e trabalho são prioritários no combate à covid-19. Por isso estamos testando nossos servidores públicos, que são responsáveis pelo atendimento à população, pela proteção e manutenção da nossa São Roque”, explicou o prefeito Guto.

A primeira fase da testagem começou nesta quinta-feira, dia 7, e segue até o dia 14 de janeiro, sendo destinada a profissionais de saúde (público e privado) e segurança pública. A segunda fase acontece entre os dias 19 e 29 de janeiro e irá ampliar a testagem para os demais servidores públicos.

O teste utilizado é o Teste sorológico considera o IgM/IgG, que são as imunoglobulinas dos anticorpos. A IgM positiva significa que a pessoa já teve o vírus e a IgG positiva significa que ela está contaminada.

Os Testes Laboratoriais Remotos (TLRs), também conhecidos como testes rápidos, são exames realizados por um equipamento que fica fora do laboratório clínico e que identificam a presença dos anticorpos que são produzidos pelo organismo para combater a infecção. O resultado sai em poucos minutos, sendo mais ágeis do que os exames tradicionais.

Acontece que a maioria dos testes rápidos comercializados têm resultados avaliados e emitidos apenas pelo dispositivo de exame (Tira Reagente) mas não envolvem nenhuma atuação humana no processo de resultado e avaliação de laudos, o que pode aumentar a chance de erro.

Já o TLR realizado na ação da Prefeitura de São Roque encaminha o resultado através da Internet para um laboratório central que funciona 24h por dia e 7 dias na semana e conta com profissionais de saúde que recebem o resultado do exame, revisam e assinam o laudo. Tudo para garantir segurança no cuidado com o paciente e dados confiáveis para a tomada de decisão.

Testagem da população

Os testes dos agentes de saúde e funcionários públicos é apenas o primeiro passo da ação de testagem em massa realizado pela Prefeitura Municipal, que futuramente irá expandir os exames rápidos para outros grupos com o objetivo de abranger toda a população.

Os próximos passos da ação de testagem estão sendo estudados e avaliados pela Diretoria de Saúde municipal e serão divulgados pela prefeitura futuramente, sendo realizados sempre levando em consideração o bem-estar da população são-roquense.



Imagens: Evander Portilho


Fonte: Imprensa Prefeitura de São Roque